... nossos papermodels são "bolhas" para slotcar na escala 1/32.
São desenvolvidos sob contrato, e os arquivos não estão disponíveis para download.
As carrocerias são comercializadas apenas montadas, a R$20,00 a peça, "in our local store".
contatos:

motorworks@gmx.com

... amigos ...

fevereiro 28, 2011

... mais mavericks ...

... a muito tempo deixamos de nos concentrar apenas nos carros com meu amado boxer refrigerado a ar.
Depois que fizemos os mavericks das mil milhas de 1973, tenho recebido vários emails cobrando os outros mavericks da divisão 3.
Não tenho a menor idéia de quantos monstrengos destes correram na D3, mas vamos tentar.
Mestre Caranguejo, como grande fã dos fordecos, deve ter algum material.
E, se alguém tiver fotos , e quiser colaborar, manda pra gente.

Também procuro fotos do chevette branco e laranja (branco/vermelho??) do Newton Pereira , de 1974

Alguem tem informações sobre uma brasilia laranja D3,(78 ou 79) com patrocinio do safra?

fevereiro 25, 2011

... o som do blog...

... genial! ...

... aos nossos "experts" de plantão...

... gentes, recebi este email do Sylvio, que trabalha na restauração ( devo dizer reconstrução!) da fuca Divisão 3 do Joca Ferraz.
Ajudem o homem!

"Olá Tito,


Iniciamos o processo de desmonte do fusca Divisão 3. Infelizmente, do carro azul que foi apresentado ao blog, pudemos aproveitar apenas os 4 para-lamas, os 2 capôs, o motor, a caixa de câmbio e as duas suspensões. Já demos início ao processo de recuperação dos mesmos. Meu pai teve que comprar um outro fusca como doador da "FUSELAGEM" e também da documentação. Do motor, vai dar para aproveitar muita coisa, entre elas, árvore de manivelas, cilindros, pistões, bielas, comando de válvulas, cabeçotes e bomba dupla de óleo. Pudemos observar que o conjunto de árvore de manivelas com bielas e pistões estão balanceados. Ele estava sem o sistema de ignição e também sem os carburadores. Diante disso, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas:


1 - Você poderia me informar se a árvore de manivelas roletada poderia ser montada neste motor e o mesmo melhoraria a performance? A pergunta é feita porque eu tenho uma dessas "pernas de cobra" e queria saber se ela serviria melhor aos carros de circuito ou nos de arrancada.


2 - Você saberia me informar algum site de empresas ou mesmo pessoas que comercializam os carburadores Weber 48 IDA Italianos? Esta pergunta também é feita porque os que estavam no carro, antes de tirarem, tinham essas referências.


3 - Você poderia me informar qual o melhor sistema de ignição e onde comprá-lo? O meu pai me falou que o distribuidor que estava nele, antes de tirarem, ainda era montado com platinado, contudo, eram dois platinados e isto fazia com que o carro desenvolvesse mais. Acredito que este tipo de distribuidor não mais exista, então, poderíamos colocar um mais atualizado, né?


4 - Por fim, eu gostaria que você sugerisse a melhor bomba de combustível para adaptarmos no nosso carro.


CORREÇÃO NO PRIMEIRO TEXTO QUE LHE ENVIEI: O meu pai disse que o outro piloto que corria no Joana Bezerra com o fusca vermelho não era o Zeca Monteiro (Corria de Gol a ar - Força Livre) e sim o Samuel Cohen. Será que você teria alguma foto desse outro piloto correndo com o fusca naquela época?


Assim que for possível, eu te mando algumas fotos do processo de restauração da nossa fusqueta.


Um forte abraço,


Sylvio Paes. "



o velho e bom Bosch 009

... 57º dia...

...cinquenta e sete dias de navegação...
muitas e importantes mudanças nesta semana.
Depois de cumprir a penalização obrigatória de 48 horas por ter feito a parada técnica para reparos, Virbac Paprec 2 voltou a prova ainda com uma ventagem de 150 milhas para o segundo colocado, Mapfre, mas durante os ultimos seis dias a vantagem reduziu-se drasticamente, chegando a menos de dez milhas.
Group Bel e Estrella Damm, que travaram espetacular duelo pela terceira posição desde o final de janeiro,também fizeram a parada paea reparos em Wellington, com Estrella Damm chegando apenas um minuto a frente de Group Bel.
Por conta das 48 horas de penalização, foram ultrapassados por Renault Z.E. , Neutrogena e Mirabold .
De volta a prova, o duelo entre os dois barcos espanhois continua, mas agora pela sexta posição, com pequena vantagem para Group Bel.
Hugo Boss e Gaes, também travam interessante batalha pelo oitavo lugar, e já se aproxima de Estralla Damm e Group Bel. Todos estes já deixaram a Nova Zelandia para trás, e estão agora em pleno pacífico sul, a caminho de Cabo Horn.
Bem mais atrás, ainda distante do Estreito de Cook (passagem obrigatória), Forum Maritm Catalã e Central Lechera Asturiana.
Fechando o grupo, ainda no oceano índico, We Are Water.

p/ Torquatto

fevereiro 24, 2011

... mil milhas 1973 (5) ...

... pinico # 62 - Keniti e Hiroshi Yoshimoto

fevereiro 21, 2011

... Teleco...

... informa o Rui Amaral que hoje é aniversário do Teleco, piloto de um dos mais famosos "pinicos atomicos" de todos os tempos.
Fica aqui o registro, e um grande abraço da turma do blog .



aqui, pronto pra pista, na montagem do engenheiro-preparador-piloto-quase-gênio paperFábio. (ficou lindo!)

fevereiro 18, 2011

... tio Keniti...

# 62 - Keniti Yoshimoto - 1974

gentes, já ultrapassamos a marca dos duzentos pinicos da divisão 3, o que é uma marca realmente espetacular!


... o som do blog ...

... 50º dia...

... quinquagésimo dia de competição.
Pouca coisa aconteceu durante a semana passada.
O principal fato é que os primeiros barcos deixaram para tras o oceano indico e iniciaram a parte mais complicada da volta, a travessia do pacífico sul.
Virbac Paprec 2, lider, teve que fazer uma parada técnica em Wellington, na Nova Zelandia, para reparos no mastro, mas a vantagem de quase oitocentas milhas para o segundo colocado era tão grande que, mesmo tendo que cumprir a penalização obrigatória de 48 horas, retornou a prova ainda em primeiro, ainda com a folgada margem de 150 milhas.
Mapfre vem em segundo, e Group Bel e Estrella Damm continuam alternando-se na terceira posição, numa fantástica disputa que já dura tres semanas!!!

p/ torquatto


o belo GAES, o barco das meninas(Dee Caffari e Anna Corbella), ocupa a nona posição , 1400 milhas atrás do lider, ainda no oceano indico.

fevereiro 17, 2011

... retsam...

... Telsi nos enviou, como prometido, a logomarca da retsam, presente em 9 de cada 10 carros no inicio da década de 70.
muito obrigado.
se alguém tiver algo a dizer sobre os freios retsam, a hora é agora.

fevereiro 14, 2011

... kinko !!!

# 72 - Hiroshi Yoshimoto - 1973

agradecimentos a Harumi , pelas fotos, e a Mestre Maurício, pela logo da pintal car.



... caro Anemona, nem precisa começar com aquela história de que "este ficou mais caprichado do que os outros", e blá blá blá ...

fevereiro 12, 2011

... logomarcas...

... gentes, preciso da logomarca da pintal car , oficina de pintura da familia Mosca, segundo Luiz Evandro.
poderia ser uma gota vermelha , com um P dentro ?
também a logo da RETSAM , da decada de 70.

fevereiro 11, 2011

... o som do blog...

... mil milhas 1973 (4)...

ford maverick # 18 - Camilo Christófaro / Eduardo Celidônio - SP

fevereiro 09, 2011

... em busca dos Jaconelli ...

... de tempos em tempos, coloco por aqui um cartaz tipo "procura-se", em busca de informações sobre algum carro ou piloto especifico.
algumas vezes conseguimos resultados, outras não.
desta vez, minha busca é por Pietro e Vincenzo Jaconelli, e os pinicos # 125 e # 126.
para além das óbvias fotos para ajudar na reprodução das pinturas dos carros, gostaria de mais informações sobre os irmão, e sua trajetória nas pistas.


fevereiro 08, 2011

fevereiro 04, 2011

... o som do blog...

... da série "tudo o que ja é muito bom, sempre pode ser melhorado"...

... barcelona world race (6) ...

resumo da quinta semana

semana de pouco vento, os competidores pouco avançaram nos últimos sete dias.
somente agora, o lider atravessou a zona mais complicada, e deve retomar a velocidade, abrindo de novo em relação aos demais.
a distancia, que chegou a mais de setecentas milhas para o segundo colcado, caiu agora para cerca de quatrocentas.
Virbac Paprec 3 continua sem sustos, na liderança, e em segundo vem Mapfre (iker martínez/xabi fernández).
Estrella Damn e Groupe Bell travam acirrada batalha, que dura a semana inteira, pela terceira posição.
o barco mais veloz, no momento, é o Renault Z. E.(pachi rivero/antonio piris) , e aproxima-se da batalha pelo terceiro lugar.
Central Lechera Asturiana (juan merediz/fran palacio) está de volta a competição, depois de uma parada para reparos em cape town (cidade do cabo).é o único barco, até o momento, que não passou o cabo da boa esperança, estando ainda no oceano atlantico.

p/torquatto

fevereiro 01, 2011

... mil milhas 1973 (3)...

... ford maverick # 20 - Bird e Nilson Clemente - SP


gentes, alguém tem fotos da belina de rally da equipe dropgal/ford?

data estelar
02FEV2011-17:27


as confusas informações sobre as mil milhas de 1973.

a revista quatro rodas, edição de janeiro de 1974, pag. 116, informa que:
Dimas de Mello Pimenta e Fausto Wajchenberg classificaram para as mil milhas em 54 no grid, com um chevette, mas na prova, deram apenas 4 voltas, com uma fuca, e ficaram com a 63 posição.
(mas não era o carro que era classicado?
então, de quem era a fuca que eles correram? quem classificou?)


informa tambem que Jeronimo e Francisco Pereira marcaram a 56 posição no grid com um corcel, mas no resultado da prova coloca os irmãos em 18 com um fusca, com 166voltas, e em 48 com o corcel, com 34 voltas...
( o regulamento devia permitir, claro, que um mesmo piloto andasse em mais de um carro.
mas tem o limite de tempo, certo?
se apenas os dois conduziram os dois carros, então, cada um largou com um, e , os dois teriam que fazer as paradas sincronizadas para troca de pilotos, e não respeitariam o descanso entre uma tocada e outra.
e, quem classificou o fusca?
parece que um piloto não podia classificar dois carros, já que meu velho amigo teve o #98 desclassificado, por ter colocado no grid tembém o #65 ...