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junho 19, 2012

...Construção de Chassis para Slot Cars por Márcio Motter ...

PARTE 3 ( FINAL)


DICAS MUITO IMPORTANTES:


1- No caso do motor na posição “in line”, eixo do motor e o eixo das rodas devem ficar na mesma altura, pois senão a coroa vai “acavalar’ no pinhão e o carro não rodará perfeito.

Para o motor na posição “transversal” (paralela ao eixo trazeiro) ou sidewinder, ou ainda anglewinder (inclinada em relação ao eixo trazeiro), esta recomendação não precisa ser seguida à risca.

2- Outra dica é ao colar, fazê-la em superfície plana e utilizar um apoio com ângulo reto (como na figura abaixo) para que as peças fiquem no esquadro.

3- Sempre é bom utilizar um imã colado à frente do motor , para que o modelo se “segure” nas pistas, como nas réplicas importadas. Serve os imã de quadro magnético de fotos. Tem alguns bem fortes a venda em papelarias.

4- A maioria das peças para construir um chassis podem ser adquiridas no site Mercado Livre, tais como motores, guias, coroas diversas, pinhão, eixos, rodas e pneus, contatos, fios elétricos de silicone. Existem outros sites e lojas virtuauis que também possuem peças para slot cars.

5- Utilizo fita auto-colante dupla face para fixar a correceria de papel ao chassis. Reforço internamente a carroceria com fita aluminizada, aquela que vemos nos filmes americanos.

6- Relação coroa pinhão uso sempre 3:1, ou seja, coroa com 27 dentes e pinhão com 9 dentes para in line, e 11 ou 12 dentes pinhão e 33 dentes coroa para motor sidewinder ou anglewinder.

Existem na Internet vários sites que mostram os chassis feitos como “scratch build”, utilizando diversos materiais, tais como palitos de picolé, madeira balsa , CD’s, cartão de crédito, etc... .

Abaixo algumas fotos destes chassis.


fotos do Fusca #143 que comprei do Tito e já está rodando.

Os eixos deste chassis são pauzinhos de pirulito colados no chassis.

O eixo trazeiro foi cortado em duas peças para alojar a coroa. Usei eixos 3/32 de réplicas, assim como as rodas completas. O motor é um Falcon caixa pequena e lacdrada.

Nas placas de acrílico lateriais, colei uma fita dupla face para fixar a carroceria sem precisar furar e colocar os alfinetes, assim tenho a carroceria intacta por mais tempo.
Chassis com motor na posição anglewinder e colado com cola quente e com pintubs para fixar a carroceria com alfinetes. Pinhão com 11 dentes e coroa com 33 dentes.


Abaixo, o croquis do chassis branco das fotos acima, disponível na internet:
(as medidas são em milímetros)




Espero ter ajudado a todos que curtem o blog do Tito.

Abraços

Márcio Motter


n.do e.

meus agradecimentos ao Marcio , por ter tão gentilmente dividido conosco um pouco de seu talento e criatividade.

ps.

Agora que já sabemos como podemos construir chassis, de forma simples e barata, precisamos de alguém que nos ensine a montar aceleradores "artesanais".

Alguém se habilita?

Um comentário: