Durante as promoções de lançamento do maverick 4 cilindros, entre as várias atrações, a ford trouxe, diretamente dos E.E.U.U., dois ford maverick pro stock.
(dois fords maverick?? dois fords mavericks??? alô, prof, Pasquale!)
Pela primeira vez, dois dragsters "de verdade" tocavam o sagrado solo do Templo!
Wayne Gapp , com o famoso (lá) Gapp & Roush , o único maverick 4 portas dragster que existiu por aquelas bandas, e Jim Halloran, com seu Pabst Blue Ribbon , fizeram uma pequena demonstração para o público brasileiro.
Interlagos não estava preparado para os dragsters
Infelizmente, só muio tarde descobriu-se que o piso não era adequado para esse tipo de provas, e os poderosos v8 não puderam despejar toda a sua potencia, frustrando um pouco as expectativas dos presentes, levando alguns jornais da época a classificar a apresentação como "sem graça" ( e perdendo aí, talvez, uma grande oportunidade de difundir o esporte em terras tupiniquim. Felizmente, para nós, hoje a categoria já está estabelecida, com uma grande base de competidores, preparadores , público , patrocinadores, imprensa especializada...).
Atribuiu-se o problema a pequena extensão da reta principal.
Ocorre que muitas das provas nos Estados Unidos são disputadas em pistas de apenas 1/8 de milha e, mesmo assim, alguns carros atingem velocidades superiores a 300km/h!
Entre a multidão que se acotovelava pelos espaços do autódromo, estava nosso querido "Seu" Guima (acompanhado de um jovem Fabiano), empunhando sua super 8, e que fez um precioso registro dos dragsters percorrendo os 400 m da reta e abrindo os paraquedas para auxiliar a frenagem.
Se alguém ainda não viu, eis o registro do "Seu" Guima:
37 anos depois (sim, 37 anos!),tive acesso a esse maravilhoso registro !!
20, 30 segundos, foram suficientes para que eu me encantasse com os carros.
Começou a busca por informações .
O quatro portas foi fácil de achar, já que era único.
Já o Pabst Blue Ribbon foi bem mais difícil (até porque, a informação que eu tinha é que era um funnycar). Passados mais 20 meses, eis o resultado das pesquisas:
nota: por aquela época, os carros não eram tããão rebaixados quanto os atuais, e rodas e pneus tinham outras medidas.
as rodas dianteiras estão muito grandes, já as substituí.
mas, temos que considerar que os modelos foram feitos por um cara que tem tara por carros "socados". licença poética, huashuashuash...
O post ficou ótimo.
ResponderExcluirO texto ficou bom, e os modelos, excelentes.
E tem o valor histórico da coisa.
Parabéns, Magrão!
Parabens pelo perfeito resgate historico, agora uma perguntinha.
ResponderExcluirVai rolar os mavecos do torneio 4 cilindros?
... só se acharmos alguém com talento, tempo e disposição para pesquisar e fazer as pinturas.
Excluira saúde já não me permite tamanho esforço, hahaha...
Tito, que bela história, e mais ainda, que belas miniaturas! Meus parabéns pela obra e também pelo resgate de uma história tão importante para o esporte a motor quanto essa. Vou divulgar no face nas páginas de sites de arrancada, o pessoal vai gostar
ResponderExcluir... valeu, meu camarada.
Excluirnão fosse "Seu" Guima, provavelmente eu nunca saberia nada sobre estes carros!
Simplesmente demais!!!
ResponderExcluirParabéns, os modelos ficaram perfeitos!! A propósito, a "colaboração" pelos últimos modelos chegarão antes do Natal...tempos difíceis!!
ResponderExcluirÉ isso aí Tito, foi muito bom poder ter acompanhado tudo isso. Parabens!
ResponderExcluircaras, não imaginava que no ano que eu nasci já existia carros de arrancada desse porte, estilo Califórnia...lindos e as réplicas, demais.... onde estão estes carros, não devem existir mais...
ResponderExcluir... o carro de Mr. Halloran, não consegui saber que fim deu,
Excluire a noticia que me chega do país mais ao norte, dá conta de que Mr. Gapp está a procura do quatro portas , para restaurá-lo.
já pensasse em fazer o escort V8 do dimas de mello pimenta? eu tinha a revista oficina mecânica com a matéria dele mas emprestei e mó-rreu!
ResponderExcluir... dãããããããããããã!!!!
Excluirdois posts abaixo...