... nossos papermodels são "bolhas" para slotcar na escala 1/32.
São desenvolvidos sob contrato, e os arquivos não estão disponíveis para download.
As carrocerias são comercializadas apenas montadas, a R$20,00 a peça, "in our local store".
contatos:

motorworks@gmx.com

... amigos ...

junho 11, 2012

Construção de Chassis para Slot Cars, por Márcio Motter

PARTE 1

1- INTRODUÇÂO

A construção de chassis para slot cars é uma tarefa muito difícil e complicada, pois os materiais disponíveis para a sua perfeita execução depende de maquinários para cortar e dobrar as peças, juntá-las e uní-las por soldagem ou colagem, como os antigos chassis da Estrela ou os importados dos anos 60, 70.

Também temos problema com as escalas utilizadas na fabricação dos modelos, que são 1/32, 1/24 ou 1/64, diferentes das que dispomos em escalímetros usuais.

Hoje em dia temos os chassis de plástico injetados feitos sob medida para as réplicas, ou os chassis tecnológicos feitos com materiais como fibra de vidro ou carbono. Também existem chassis mais simples, mas estampados como os chapões, como os da Parma.

Estes chassis são caros e importados, inviabilizando o hobbye do Paperslot.

Começei modificando e adaptando os chassis dos autoramas à pilha chineses sobre o chassis dos brinquedos do meu filho, como os diecast na escala 1/32 da foto abaixo, uma Kombi.

Na segunda foto , os chassis são originais dos brinquedos e adaptei o conjunto chassis+motor do autorama chines colado com araldite e completei com eixo trazeiro+coroa Estrela, guias Estrela e tubo de bronze para fixação dos eixos dianteiros e os trazeiros em dois segmentos para alojar a coroa (foto abaixo). Rodas com cubos Estrela e pneus de espuma.

Antes destas adaptações, utilizei chapas e tubos de bronze para executar a parte trazeira dos chassis onde prendia o motor com parafusos ou solda. Não era muito bom de solda, além de muito trabaloso. Então passei a executar chassis com acrílico de 2mm de espessura (estes de placas de aviso ou propagandas). Como soldagem, utilizo cola Araldite 10 minutos ou similar, ou ainda, e mais empregada a Ciano acrilato (Super Bonder) com refôrço de bicarbonato de sódio.

 foto de um chassis de latão.

foto de um chassis de acrílico pronto.


( ... to be continued...)

4 comentários:

  1. Essa materia ta ficando muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. De olho e aprendendo um dos segredos mais bem guardados do autorama. Obrigado, muito obrigado mesmo por compartilhar.

    Tiago Maran
    www.mundoslotcar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, nem todos os segredos serão revelados.
      .e apenas um guia básico, mostrando que é possivel construir bons carros, gastando apenas o essencial.
      a "afinação" fica por conta do construtor.
      já estamos pensando em fazer um campeonato só para chassis artesanais.
      penso que as unicas exigencias seriam a obrigatoriedade das quatro rodas, e um peso minimo.
      o motor poderia ser stock, e rodas e pneus definidos também pelo regulamento.

      Excluir
    2. Show de bola! Depois desse tutorial criei coragem e vou fazer um chassis pra uma carroceria de Supra da Ninco que tenho parada por falta de chassis. Vamos ver se aguenta as pancas nervosas do autorama digital.

      Manda bala no projeto, acho que não deve haver nada mais gratificante pra um entusiasta do que pilotar ( e vencer)com o carro construido por si próprio.

      Abraços!

      Tiago Maran

      www.mundoslotcar.com.br

      Excluir