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junho 12, 2012

Construção de Chassis para Slot Cars, por Márcio Motter

PARTE 2

2- CONSTRUÇÃO DE UM CHASSIS

Para começo, temos que ter o modelo do slot que queremos para utilizar como guia, pois será feito sob medida para ele. Dependendo do modelo, talvez possamos utilizá-lo para outros modelos de slot.
Chassis reguláveis podem ser feitos, mas como são artesanais fica difícil executar estas peças deslizantes, pois precisamos de parafusos com porcas muito pequenos, difíceis de trabalhar.
Primeiro eu coloco o modelo sobre uma cartolina e faço o contôrno, procurando marcar bem as caixas das rodas para termos as rodas bem no eixo das mesmas e não raspem nelas depois do chassis pronto.
Transfiro para a chapa de acrílico com uma caneta permanente e corto com a serra de arco para trabalhos manuais ou com a serra de cortar ferro ou tubo de PVC usado pelos encanadores. A serra de arco para trabalhos manuais é mais precisa, mas normalmente a lâmina de serra existente no mercado é muito fina,
saindo facilmente da linha de corte.

Foto do chassi de cartolina e transferido na placa de acrílico

Mas felizmente, a maioria dos paperslots são basicamente de forma retangular, facilitando o trabalho de corte.
Após os cortes e encaixes das rodas, passamos para a etapa de acertar os cortes feitos com uma lima para limar ferro.
Prendemos o chassis cortado num tôrno de bancada ou morsa, e limamos até emparelhar os cortes feitos com as linhas demarcatórias feitas com a caneta permanente. Esta linha é muito importante e será seu guia para acertar a forma do chassis (e demais peças) e a perfeição que queres apresentar.


Foto das serras + limas chata e redondas + furadeira

Após o chassis pronto, marco a abertura do motor e coroa e as abro com uma sequencia de furos e após retiro o interior das peças com um estilete de cortar plástico. Limo tudo até as linhas demarcatórias.


 Fotos do processo de construção.

A seguir, faço as demais peças para o chassis, sempre utilizando a caneta permanente para termos referência na hora de ajustar as peças, que são:
- Parede de fixação do motor
- Paredes para fixação dos eixos dianteiros e trazeiros, como na foto abaixo:


Foto do chassis+paredes das rodas+parede do motor+aberturas prontas.

Eu acho muito mais fácil fazer as paredes para fixar os eixos, pois procuro sempre utilizar as coroas móveis, ou seja, coroas fixadas aos eixos por parafuso aley, como as coroas da Estrela antigas. Também utilizo as coroas modernas que já vem fixas aos eixos, só que voce terá que fazer o encaixe para as buchas com broca de 5,5 mm de espessura e o encaixe é sob pressão, podendo quebrar a parede como já aconteceu comigo.
Também se pode utilizar palitos de pirulito da fixar os eixos no chassis.


Fotos de acessórios para chassis e chassis com bucha (Estrela Pole Position).


Depois de todas as peças confeccionadas, o próximo passo é uní-las com cola Araldite 10 min. ou Ciano acrilato (Tipo Super Bonder) que pode ser reforçada com o uso de bicarbonato de sódio aspergido sobre a colagem, com a cola ainda úmida.
Também pode ser usado um tipo de cola utilizado em próteses dentárias, mas eu nunca utilizei. Sei que o pessoal de São Paulo a utiliza para reparar chassis das réplicas que quebram nos campeonatos deles.
As guias podem ser tipo as da Estrela, de réplicas ou adquiridas nos clubes de autorama que tenham pistas tipo profissionais. Eu prefiro usar as guias para réplicas, pois são menores, mas necessitam um trabaho mais aprimorado para fixá-las em um tubo de plástico colado no suporte da guia e o uso de contatos finos próprios para réplicas. Detalhe das guias nas fotos abaixo.


Fotos do Porta guia em tubo PVC e da Guia

( ... continua ...)

Um comentário:

  1. Essa materia é pra fazer nego morrer de inveja, ta tudo bem detalhado, parabens pros dois.

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