muita gente pensa que, por eu trabalhar com visualização digital 3d, uso algum software que "planifica" os modelos.
muito pelo contrário.
não gosto dos 3d planificados.
muita dobra, muito recorte...
procuro fazer os modelos o mais simples possivel.
o conceito é o mesmo dos "silhouettes", formas limpas, minimalistas, que, claro, representem as formas gerais do modelo original.
quem já estudou maquetes, sabe que pequenos detalhes podem ser ignorados, sem ter grande impacto no resultado final.
o primeiro passo é imaginar o modelo pronto.
uma boa dica é observar as "bolhas" de r/c.
os caras são gênios.
definida a idéia geral, faço os esboços a mão livre, mesmo, para definir a quantidade (sempre a menor possível) e formas das peças que formarão o modelo.
nesta fase, também já vou especificando onde vão ficar as aletas para colar.
resolvida a quantidade e a forma básica das peças, só então vamos ao computador.
geometria pura.
para fazer os desenhos em escala, uso uma versão free do progecad(assim mesmo, com g!), um software italiano com tecnologia intellicad.
e, para as cores, o "gimpshop", uma distribuição do gimp com a interface do photoshop.
as impressões são feitas "in house", para melhor controle das cores finais.
nem sempre as gráficas entregam as cores que voce quer ( a eterna luta entre rgb/cmyk).
prá quem tem um compressor, ou mesmo um aerógrafo, aplicar verniz tipo automotivo.
prá quem não tem, o verniz spray colorgin (patrocinador daquela brasilia, lembram?) dá bons resultados.
paciencia é a palavra chave.
e paixão pelo que voce pretende modelar.
...o projeto das 956/962...
... e o estudo do zézinho...
as primeiras montagens nunca dão certo.
perdi a conta de quantos testes fiz com os "pinicos", até chegar a versão final.
MEU AMIGO É ERRANDO QUE CHEGAMOS AO MAIS PERFEITO POSSIVEL!!!
ResponderExcluirMOSTRA OS OUTROS AI PRA GALERA COMEÇAR A ENTENDER A GRAÇA DA TERAPIA.
isso isso, assim eu criei a f-250, mais meus esbolsos sao mais profissionais, até por que eu seu desenhar bem, desde de criança.
ResponderExcluiramanha sem falta a primeira que montei... ficou quase perfeita, trabalhei umas 4h até sair as medidas certas, então nasceu...
isso, humilha...
ResponderExcluirtambém teve gente que disse que pablo picasso não sabia desenhar...
Rá, rá, rá...
ResponderExcluiro cara pede uma dica, depois chuta a canela...
Calma cablocos, so disse que sabia desenhar, isso por que meu pai me enscinou a amar a velociade e hoje sou fa de carro..
ResponderExcluirMais uma vez parabéns Tito pelo desprendimento de passar as dicas para todos nós..
ResponderExcluirAgora ao Sr. Anonimo acima, prove que voce é bom mesmo e mande as fotos desta F250 para o Tito postar no blog dele.
Ah por acaso o seu pai não te ensinou tambem ( e não enscinou), que tudo que é escrito por gente que se identifica como "anonimo" (pessoa sem nome) não merece crédito.
.. calma, gentes...
ResponderExcluirépoca de paz e harmonia entre os homens, remember?
o importante não é a qualidade do esboço, mas da informação que ele transmite.
afinal, o objetivo é o modelo final.
também não dá para medir em horas.
meus caminhões do dakar, por exemplo, da idéia inicial, até o modelo final, foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento.
Tito, um grande Natal pra você também.
ResponderExcluirQuem sabe, esses esboços não passam a valer uma grana daqui há alguns anos...he, he
Valeu tito,um feliz natal pr ti também!!!!!abraçao
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, agora seguindo seu blog tito...
ResponderExcluirnão envie as fostos porque fiquei sem net e as fotos vão ser de celular, tava na casa da minha tia e a f-250 tá na minha casaa, vou lá hoje e amanha vou dar a vc um presente de natal..
até