... nossos papermodels são "bolhas" para slotcar na escala 1/32.
São desenvolvidos sob contrato, e os arquivos não estão disponíveis para download.
As carrocerias são comercializadas apenas montadas, a R$20,00 a peça, "in our local store".
contatos:

motorworks@gmx.com

... amigos ...

dezembro 31, 2010

... prá fechar 2010...

... mais um "melhor guitarrista do mundo".

dezembro 29, 2010

... inicio de 2009...

... e eu já andava as voltas com os pinicos da divisão 3 para rfactor.
nesta época, eu nem sonhava em fazer um blog, nem os papers...
em dezembro de 2008 eu tinha feito o primeiro video, com os pinicos gledson, autozoom, hollywood, evadin, creditum e vários outros, num teste da inteligencia artificial para belle isle, uma das primeiras pistas que eu fiz.
pouco tempo depois fui procurado pelo Torquatto, que foi o primeiro a colaborar com o projeto.
Também foi ele que me convenceu que nós deveríamos criar um blog.

aqui, os primeiros quatro carros enviados pelo Torque.

dezembro 28, 2010

... barcelona world race...

... muita gente deve ter visto, ao longo dos ultimos seis meses, lá embaixo, no canto direito, a chamada "vai começar uma das maiores aventuras do homem!"...

prá quem não sabe, a Barcelona World Race é uma regata oceanica, que consiste em uma volta ,sem escalas, em torno do globo terrestre, para veleiros oceanicos monohull de 60 pés, com dois tripulantes.
a prova acontece uma vez a cada quatro anos, sendo esta a segunda edição, com a largada prevista para dia 31 de dezembro de 2010, as 13:00hs (horário local) .

em 2012, será a vez da Vendeé Globe, outra regata volta ao mundo para o mesmo tipo de barco, mas com apenas um tripulante.

acho estas duas regatas fascinantes!



os competidores no porto de Barcelona, em belíssima foto de Dee Cafari, uma das tripulantes do GAES.

dezembro 27, 2010

...o que vem por aí ...

... eu e o mecanico-engenheiro-preparador-piloto-chefe-de-equipe-quase-genio PaperFábio (da Vinci que se cuide) estamos pensando em organizar uma Copa-Kombi em 2011.
quem tiver interesse, fique ligado.


mestre , olha as fraldas bibita aí! ( o pinico também tá pronto, fotos em janeiro)
apesar do atraso, fica aqui nosso abraço por mais uma volta completada, continue acelerando sempre.

... tres dias...

... de sombra e agua fresca, longe do barulho da cidade, sem microondas, sem tv, sem telefone, sem computador, sem energia elétrica...
ainda existem lugares assim no mundo, voces deviam experimentar.
infelizmente, a aventura foi "encurtada", por conta das tempestades.

fiquem com as fotos da F250 do Thibério.
estamos aguardando o modelo concluído.




dezembro 23, 2010

... miho (2)...


... chefe, fica aqui uma bela imagem natalina.
"a mais bela de todas", dirá você.
Anemona, com toda a sua classe, dirá:
"a 'moçoila' não tem bunda".( o ideal dele, claro, deve ser a mulher melancia)
e a bruxa, dirá:
"a baixinha está de óculos escuros, para esconder os olhos, que ficaram "redondos" depois do feitiço".

vamos tentar ligar amanhã a noite, para dar um beijo em dona Mira.

torquatto e paula


... o som do blog...

... hoje, como não poderia deixar de ser, o mais tradicional canto de natal de todo o mundo, independente de nacionalidade, cor, religião...

aqui, na  voz da Britney...

dezembro 21, 2010

... natal...



hehehe, minha arvore é o maior sucesso!

... os "papers"...

muita gente pensa que, por eu trabalhar com visualização digital 3d, uso algum software que "planifica" os modelos.
muito pelo contrário.
não gosto dos 3d planificados.
muita dobra, muito recorte...
procuro fazer os modelos o mais simples possivel.
o conceito é o mesmo dos "silhouettes", formas limpas, minimalistas, que, claro, representem as formas gerais do modelo original.
quem já estudou maquetes, sabe que pequenos detalhes podem ser ignorados, sem ter grande impacto no resultado final.
o primeiro passo é imaginar o modelo pronto.
uma boa dica é observar as "bolhas" de r/c.
os caras são gênios.
definida a idéia geral, faço os esboços a mão livre, mesmo, para definir a quantidade (sempre a menor possível) e formas das peças que formarão o modelo.
nesta fase, também já vou especificando onde vão ficar as aletas para colar.
resolvida a quantidade e a forma básica das peças, só então vamos ao computador.
geometria pura.
para fazer os desenhos em escala, uso uma versão free do progecad(assim mesmo, com g!), um software italiano com tecnologia intellicad.
e, para as cores, o "gimpshop", uma distribuição do gimp com a interface do photoshop.
as impressões são feitas "in house", para melhor controle das cores finais.
nem sempre as gráficas entregam as cores que voce quer ( a eterna luta entre rgb/cmyk).
prá quem tem um compressor, ou mesmo um aerógrafo, aplicar verniz tipo automotivo.
prá quem não tem, o verniz spray colorgin (patrocinador daquela brasilia, lembram?) dá bons resultados.
paciencia é a palavra chave.
e paixão pelo que voce pretende modelar.



...o projeto das 956/962...

... e o estudo do zézinho...

as primeiras montagens nunca dão certo.
perdi a conta de quantos testes fiz com os "pinicos", até chegar a versão final.

... o mais brasileiro dos portugueses...

... grande Ferraz, toda a equipe TTM lhe deseja um feliz aniversário.
forte abraço.

dezembro 19, 2010

... mil milhas 1973...

... Rui Amaral escreve uma série sobre as "Mil MIlhas da Divisão 3", que voces podem acessar clicando aqui
não deixem de conferir.


# 16 Nélson Girardi e Massimo Pedrazzi
# 65 Ricardo M. Mansur e Pepa
# 54 Amandio Ferreira e Sérgio Alhadeff
# 49 Alfredo Menezes de Mattos e Teleco

dezembro 17, 2010

... o velho Phil ...

... genial, sempre.


... super kombis...

... fala, chefia, ainda estamos vivos.
olha só!
não tem o mesmo charme das "nossas" pro rF, mas é muito legal.
grande abraço.
e parabéns pela parceria com a Topplinea.
tomara que seja a primeira de muitas.

Torquatto


volto mais tarde com "o som do blog".

e valeu pelos episódios da corrida maluca.
dick vigarista é sempre bom demais!

dezembro 16, 2010

... senhoras e senhores, apresento-vos...

... a Topplínea.
a Topplinea é uma empresa de pequeno porte, que fabrica móveis sob medida, stands de feiras e expositores para pontos de venda.
e daí?, perguntarão muitos de vós, o que a Topplinea tem a ver com os pinicos ?
e, responderei eu:
com os pinicos, nada (a não ser o fato de o proprietário, como todos nós, ser um apaixonado pela Divisão 3).
com nosso projeto, muito.
a Topplinea passa, a partir de hoje, a apoiar nosso projeto.
e, diferentemente das publicidades comuns da internet, voces não precisarão clicar um milhão de vezes no banner, para eu ganhar um real!
apesar de valores bastante modestos, o apoio da Topplinea garantirá ao nosso projeto, telefone e acesso a banda larga até 30 de junho de 2011, podendo ser prorrogado o periodo até 31 de dezembro de 2011.
em troca, ficará um link aí na coluna da direita, a partir de amanhã.

valeu, Topplinea, bem vinda a bordo!



ah, gentes, tem episódio da corrida maluca na TTMtv!

dezembro 14, 2010

... ready to run (7)...

... a primeira superkombi a ir para pista...
claro, pelas mãos do engenheiro-preparador-piloto-quase-gênio PaperFábio.

dezembro 13, 2010

... apenas para saber ...

... ainda sem camera fotografica.
mas as coisas estão andando.
tenho prontos:

carro #7 1979 José Antonio Bruno
carro #7 1980 José Antonio Bruno
carro #80 1979/80 Fernando Moser
carro #76 1979, não sei quem era o piloto, parecia fazer parte da equipe da brasa #77 do Adolfo Cilento.
tinham as mesmas cores e o mesmo layout, além da numeração em sequencia, mas patrocinadores diferentes.
se alguem tiver qualquer informação adicional, manda aí.
carro #27, 1979 Ricardo Bock
carro #28, 1979 João Lindau
carro #72, 1975 Ronaldo Ely
carro #76, 1973/74/75 Sidney Mosca, Rubens Chiodi e Francisco Gondim(em 1975, com o #48)
e, finalmente, o protótipo sabre.

procuro mais informações sobre os irmãos:

Edson e Miguel Yoshikuma
Keniti e Hiroshi Yoshimoto
Pietro e Vincenzo Jaconelli

todo tipo de informação , mas principalmente, fotos dos pinicos.

em tempo:
fotos do passblargsts do Edson estão dispensadas.

dezembro 11, 2010

... a jovem galera dos pinicos...

... (nossos (meus) eternos ídolos), reuniu-se na casa do Ferraz para "bebemorar" e jogar conversa fora.
Lamentávelmente, o fã #1 aqui perdeu a festa.

dezembro 10, 2010

... duas lotus renault????

... de acordo com a lista publicada pela fia,
a equipe de tony fernandes foi inscrita com o nome team lotus, com motores renault.
e, de acordo com a imprensa especializada, a lotus firmou um acordo de 100 milhões de dólares com a renault f1, com direito inclusive a mudança de nome da equipe, que passará a chamar-se lotus renault f1 team, e usará o conhecido esquema de cores preto e dourado, que na verdade não são as "cores da lotus", e sim da fortíssima marca de cigarros (olha o tabaco aí, de novo) john player special.
não deixa de ser uma propaganda "subliminar" , algo que a penske fez durante anos mantendo o esquema da malboro, mesmo sem ostentar a marca.
(nem precisa, né?)
ah!, e a sauber, volta se chamar sauber.



será que alguém vai olhar este carro e deixar de pensar nos cigarros?
ou quantas vezes por prova galvão, reginaldo, burti e cia. vão falar que "lembra muito" e "a gente até se emociona" e blá, blá, blá...

... daquela série "os melhores guitarristas"...

dezembro 09, 2010

dezembro 04, 2010

...v8 supercars...

parabéns a meus amigos da Dick Johnson Racing ( Jim Beam Racing ), em especial a James Courtney pela conquista do titulo da temporada 2010.
a corrida de hoje foi fantástica, e a chegada e s p e t a c u l a r !
(hehehe, não estou alugando ninguém, não.
conheci o pessoal da DJR a cerca de dois anos atrás, durante a "construção " do modelo virtual do circuito urbano de Townsville para o rFactor.)

Torque, valeu pelo link.

Norberto Fontana é o campeão da TC2000
.

Em uma sensacional corrida vencida por Matias Rossi,com um megane ll (que mostrou enorme evolução durante a temporada), Norberto Fontana conquistou o titulo 2010 da TC2000.


Watch live video from Sports First on Justin.tv

dezembro 03, 2010

... fim de semana da consagração...

... neste final de semana, a última etapa da temporada 2010 da TC2000.
foi um ano memoravel para nossos fuscas-bora:
nenhum ponto em todo o campeonato!!!

também neste final de semana, a ultima etapa da v8 supercars, pelas ruas de Sydney.
Torquatto deve estar por lá!!

... mais uma pequena viagem no tempo...

dezembro 02, 2010

... Anemona e as Mil MIlhas de 1973...

... direto dos "comentários" do post anterior...

"Anemona disse...
Tito, meu amigo, tive mais uma idéia genial!
Permita-me expô-la aqui.
Em 2013 completarão 40 anos do que foi a mais importante prova da história dos pinicos da Divisão 3, as Mil Milhas de 1973!!!
Temos , portanto, pouco mais de dois anos para construir os carros que voce ainda não tem, e organizar uma exposição em comemoração a data, montando um grid completo, com todos os 66 carros!
(veja bem, ainda não existiam os pasblasts..., então voce pode fazer todos!)
A exposição tem que ser em Interlagos, claro!
O que você acha?
O que todos voces acham????

1 de dezembro de 2010 17:04 "

eu (e todas as pessoas com quem comentei) achei realmente uma "idéia genial"!
meu objetivo era fazer os 44 pinicos ( ou 43 pinicos, se um dos carros descritos como "vw1600" for o zé-do-caixão" do Montenegro...) e a brasilia dos Marios.
mas agora, precisamos fotos de todos os carros.
então, gente, mãos a obra.

participem! divulguem! colaborem! patrocinem! (hehehe, esse negócio dá um trabalhão! e custa caro!)

primeiro, vamos tentar conseguir todos os carros.
depois, a gente busca um espaço.

em 07 de dezembro:
gentes, dando sequencia a coleta de informações, já temos fotos dos tres mavericks, do corcel #48, do dojão dos Nelsons, e de alguns opalas.
Preciso ainda fazer os modelos dos opalas de 2 e 4 portas, e do corcel.
Mas nosso grid ainda tem muitas lacunas.

aqui, a lista completa dos inscritos.
se alguém tiver um "mapa" do grid, seria perfeito para fazer um diorama!

a lista consta dois fords corcel, mas ,claro, deve ser o mesmo.
resta saber qual é o certo.
a prova foi realizada em 08 de dezembro de 1973 .

Brasília nº 2 Mario Pati Jr. e Mario Ferreira

Chevette nº 4 Armando Andreoni e Luís C. Giannini
Chevette nº 37 Newton Pereira e Ricardo Villares X


Corcel nº 48 Jerônimo Pereira e Francisco Pereira SP
Corcel nº 44 Geronimo e Francisco Pereira

Dodge nº 38 Nelson Marcílio e Nelson Billot

Maverick nº 20 Bird Clemente e Nilson Clemente SP X
Maverick nº 18 Camilo Christófaro e Eduardo Celidônio SP
X
Maverick nº 22 Dante de Camilo e José Augusto Contijo SP X


Opala nº 58 José Argentino e Raul Natividade SP
Opala nº 7 Bob Sharp e Jan Balder RJ/SP
Opala nº 5 Walter Barcchi e Aguinaldo Serra SP
Opala nº 14 Nicola Papaleo e Antonio Versa SP
Opala nº 67 Juan Gimenez e Francisco Guariso SP
Opala nº 46 Luís Landi e Nelson Silva
Opala nº 42 Leopoldo Abi Eçab e Laércio G. dos Santos
Opala nº 31 José Carlos Catanhede e Marco Emilio Pires
Opala nº 53 Edson Graczik e Celso Frare
Opala nº 57 José Chateaubriand e Edgar Mello Filho
Opala nº 45 Antonio Castro Prado e Antonio Tarlá
Opala nº 21 Fausto Dabbur e Reinaldo Campello
Opala nº 43 Claudio Dudus e José Serra
Opala nº 10 Milton Amaral e Renato Peixoto
Opala nº 8 Pedro Victor Delamare e Cacó Q. Moraes

VW nº 29 Alfredo Guaraná Menezes e Luigi Giobbi SP X
VW nº 47 Bruno D’Almeida e Voltaire Mogg RS
VW nº 19 Toni Rocha e Peter Schultswenk SP/RJ
VW nº 15 Plínio Giosa e Jacinto Tognato SP X
VW nº 54 Amandio Ferreira e Sérgio Alhadeff SP X
VW nº 62 Keniti e Hiroshi Yoshimoto SP X
VW nº 17 Alex Dias Ribeiro e Ingo Hoffmann DF/SP X
VW nº 16 Nélson Girardi e Massimo Pedrazzi SP X
VW nº 63 Carlos de Carvalho e Vicente Galicchio SP
VW nº 36 Pietro e Vincenzo Jaconelli SP
VW nº 11 Júlio Renner e Fernando Esbróglio RS X
VW nº 50 Mane Semião e Alberto Serrodio SP X
VW nº 30 Maurício Chulam e Sérgio Benoni RJ/PR X
VW nº 26 José Balieiro e Edimir Fernandes
VW nº 24 Erico Pereira e Luís Osório X
VW nº 51 Bruno Rubinatto e Koji
VW nº 41 Julio Caio Marques e Luís Evandro X
VW nº 61 Norberto Gresse e Estanislau Fraco
VW nº 60 Amadeo Campos e Oswaldo Melone
VW nº 69 Luís Dassoler e Roberto Wypych Jr.
VW nº 59 Edson e Miguel Yoshikuma X
VW nº 34 Arturo Fernandes e Oswaldo Carajelescow
VW nº 3 Sidney Mosca e Rubens Chiodi
VW nº 6 Ney Faustini e Aloysio Andrade Fº
VW nº 33 Paulo S. Caetano e Ricardo Coelho
VW nº 68 Pedro e Antonio Muffato
VW nº 28 José Melkan e César Fiamenghi
VW nº 52 José Luís Nogueira e Antonio Furneel
VW nº 49 Alfredo de Mattos e Teleco X
VW nº 65 Ricardo Mansur e Pepa X
VW nº 25 Cláudio Cavallini e Orlando Lovecchio X
VW nº 35 João R. Schimit e Ricardo Di Loreto
VW nº 1 Jozil Garcia e Francisco Gondim
VW nº 23 Odair Lopes e Clelio de Souza
VW nº 32 Tony Pirillo e Dante Chiaroni
VW nº 70 Joel Echel - Raul Machado - Ervino Einsfeld
VW nº 27 Ronald Berg e Wilson Sapag Jr.
VW nº 9 Luís Brazolin e Ricardo Mogames
VW nº 56 Dimas Pimenta e Fausto Wajchemberg
VW nº 40 Eduardo Lopes e Paulo Della Volpe


estes marcados com "X" são os que nós temos, até agora.
tem mais alguns, mas ainda falta confirmação.
até hoje, existe uma polemica sobre o carro vencedor estar fora do regulamento.
se esse foi o caso, esperamos que, algum dia, a vitória seja concedida a quem de direito.
aceitar uma vitória com um equipamento fora do regulamento é, no minimo, ... deixa prá lá.
quem sou eu prá meter-me nessa história.

dezembro 01, 2010

... guerra dos energéticos (3)...

... é isto, essa é a ultima kombi.
agora, só quando tivermos uma nova camera.
(bom, tem ainda algumas fotos dos caminhões do Dakar...)
tenho prontos novos pinicos, gols e chevettes.
estamos batendo nos 200 D3!

de novidade, estou trabalhando neste modelo de kombi para o rF.

Anemona, meu amigo, parece que seu "poder de persuasão" começa a dar resultado.
Farei uma lista com o nome de todos que colaborarem com o projeto superkombi!

Carlos, a cabine dupla azul marinho já está pronta, segue na sexta.



... guerra dos energéticos (2)...

... a vw fun cup (site em frances) é outro território onde desenvolve-se a "guerra dos energéticos"...
para minha tristeza, isto não é um fuca, é um monoposto de chassis tubular, motor vw ou audi de última geração.
alguns utilizam motores diesel!
e esta asa traseira...
as corridas são "legaizinhas", com mais de quarenta coisas destas, disputando cada metro da pista.
como sempre, com esta quantidade de carros, acidentes espetaculares são uma constante.
não é a toa que é chamada de "fun cup"...

coleção particular - personal collection