... nossos papermodels são "bolhas" para slotcar na escala 1/32.
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... amigos ...

fevereiro 25, 2011

... aos nossos "experts" de plantão...

... gentes, recebi este email do Sylvio, que trabalha na restauração ( devo dizer reconstrução!) da fuca Divisão 3 do Joca Ferraz.
Ajudem o homem!

"Olá Tito,


Iniciamos o processo de desmonte do fusca Divisão 3. Infelizmente, do carro azul que foi apresentado ao blog, pudemos aproveitar apenas os 4 para-lamas, os 2 capôs, o motor, a caixa de câmbio e as duas suspensões. Já demos início ao processo de recuperação dos mesmos. Meu pai teve que comprar um outro fusca como doador da "FUSELAGEM" e também da documentação. Do motor, vai dar para aproveitar muita coisa, entre elas, árvore de manivelas, cilindros, pistões, bielas, comando de válvulas, cabeçotes e bomba dupla de óleo. Pudemos observar que o conjunto de árvore de manivelas com bielas e pistões estão balanceados. Ele estava sem o sistema de ignição e também sem os carburadores. Diante disso, eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas:


1 - Você poderia me informar se a árvore de manivelas roletada poderia ser montada neste motor e o mesmo melhoraria a performance? A pergunta é feita porque eu tenho uma dessas "pernas de cobra" e queria saber se ela serviria melhor aos carros de circuito ou nos de arrancada.


2 - Você saberia me informar algum site de empresas ou mesmo pessoas que comercializam os carburadores Weber 48 IDA Italianos? Esta pergunta também é feita porque os que estavam no carro, antes de tirarem, tinham essas referências.


3 - Você poderia me informar qual o melhor sistema de ignição e onde comprá-lo? O meu pai me falou que o distribuidor que estava nele, antes de tirarem, ainda era montado com platinado, contudo, eram dois platinados e isto fazia com que o carro desenvolvesse mais. Acredito que este tipo de distribuidor não mais exista, então, poderíamos colocar um mais atualizado, né?


4 - Por fim, eu gostaria que você sugerisse a melhor bomba de combustível para adaptarmos no nosso carro.


CORREÇÃO NO PRIMEIRO TEXTO QUE LHE ENVIEI: O meu pai disse que o outro piloto que corria no Joana Bezerra com o fusca vermelho não era o Zeca Monteiro (Corria de Gol a ar - Força Livre) e sim o Samuel Cohen. Será que você teria alguma foto desse outro piloto correndo com o fusca naquela época?


Assim que for possível, eu te mando algumas fotos do processo de restauração da nossa fusqueta.


Um forte abraço,


Sylvio Paes. "



o velho e bom Bosch 009

5 comentários:

  1. Sylvio, já tinha visto o post.
    Caso vc queira tirar alguma dúvida, no blog do Jr, meu e do Ferraz tem muita coisa sb preparação.
    Em meu blog na barra lateral onde está o D3 do Teleco é u m link para todos posts sb a categoria, fora isso pode pedir meu e-mail ao Tito.

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  2. 1- depende onde voce vai usar o carro.
    a copa classicos , assim como a antiga divisão 3, não permite a arvore roletada.
    2-melhor se voce conseguir alguém para comprar direto nos stados Unidos.
    Aqui é muito caro.
    3-Pode usar o distribuidor Bosch 009 da foto.Ou um Mallory.
    E uma bobina Mallory. Ou MSD.
    4-existem muitas marcas de bombas de excelente qualidade.
    nas decadas de 70 e 80, alguns preparadores colocavam bombas de avião.

    Pierburg, Walbro, Weldon ... tá cheio de nome estranho.

    Mas voce já deve ter em vista um preparador que fará o motor e dará toda a manutenção de pista, não é?
    E cada preparador tem suas peças e marcas de confiança.
    Converse com ele, é a pessoa mais indicada, já que vai ficar responsável pela saúde do animal.

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  3. Bom, acho que o chefe já disse tudo.
    O seu preparador é a pessoa mais indicada para escolher os componentes.
    Essa era a maravilha da Divisão 3, cada um tinha a sua "receita", o seu método, as suas marcas de confiança.
    Até com relação as webbers havia controvérsias, enquanto alguns achavam que as 48 eram a melhor coisa do mundo, outros acreditavam na melhor eficiencia das 44...

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  4. Caro Rui, obrigado pela indicação do seu site, estou lendo-o agora. Depois eu mando respostas.
    Anonimo, obrigado pela dica, já tinha isto em mente.
    Obrigado Tito, as dúvidas estão esclarecidas!

    Sylvio Paes.

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  5. Sylvio
    Eu tenho muita coisa que talvez poderão lhe servir, inclusive conheci esse carro quando era de propriedade do Joca Ferraz, e tenho tambem os carburadores Weber 48 IDA, se precisar estou a disposição no email : pedrogarrafa70@hotmail.com
    Bom trabalho e sucesso na recuperação..
    Abraço
    Pedro Garrafa

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